Baterias
A função primordial da bateria é alimentar o sistema elétrico. Ela dá a energia necessária para que o veículo entre em movimento. Além disso, a bateria proporciona energia para iluminação externa e interna e mantém os sistemas eletrônicos ativos mesmo com o automóvel desligado.
Caixa de câmbio e Diferencial
O sistema de câmbio ou transmissão foi criado com o objetivo de fazer o veículo se deslocar em variadas escalas de velocidades. A caixa de câmbio funciona como uma espécie de multiplicador de força ou velocidade do motor. Ela estabelece a medida da capacidade de um veículo para desenvolver a força. O câmbio comunica às rodas a potência do motor transformada em energia mecânica.
Já o diferencial é o que conecta o eixo de saída da caixa de câmbio aos dois semieixos que fazem mover as rodas traseiras. O diferencial permite que, numa curva, a roda externa gire mais rápido que a roda interna, enquanto continua a transmitir potência da caixa de câmbio.
Correias
O motor do carro tem peças que funcionam quietinhas, não apresentam problemas, mas, quando estragam, causa muita dor de cabeça. Estamos falando das correias que, se romperem, travam o motor e leva a possíveis quebras de outros componentes. Existem quatro tipos de correias dentro do automóvel: dentadas, do alternador, do ar condicional e a da direção hidráulica. A correia dentada é a mais importante e liga o eixo-comando de válvulas ao virabrequim do motor. A do alternador é responsável por colocá-lo em atividade e assim gerar energia para a bateria. A correia do ar condicionado coloca o compressor em funcionamento. A da direção hidráulica trabalha para acionar a bomba hidráulica que envia fluído para a caixa de direção. Diante da importância dessas peças, é importante um cuidado todo especial durante as revisões periódicas. Deve-se ficar atento ao desgaste natural, frouxidão, desalinhamento, tensão, óleo e graxa.
Direção hidráulica
Atualmente, este é um dos recursos mais pedidos por quem vai comprar um carro. A direção hidráulica aumenta o conforto e diminui o desgaste do motorista. Ela reduz o esforço para manobrar a direção com o carro em movimento ou para fazer as famigeradas manobras de baliza. Esse sistema exige vários cuidados de manutenção. O nível de fluído deve ser verificado regularmente. Quando atingido o limite é preciso completar o compartimento de acordo com as informações de cada marca de veículo.