Hoje vamos falar do sistema elétrico dos veículos. Trabalhar com carros é algo maravilhoso. Não é à toa que a gente compartilha com você a mesma paixão. São mais de 30 anos que cuidamos do seu veículo com qualidade, carinho, respeito e conhecimento. Ao logo dos anos, acompanhamos o desenvolvimento tecnológico e o quanto isso facilitou a vida do motorista. De uns tempos para cá, uma coisa tem chamado a nossa atenção. Você percebeu que cada vez mais estamos dependentes do sistema elétrico do carro? Vidros elétricos, direção elétrica, Celulares, GPs e várias comodidades oferecidas pelos modelos passaram a sobrecarregar este sistema.
Atualmente, são comuns os casos de panes elétricas que chegam para nós na KR. É preciso ter cuidar para que o sistema elétrico do seu veículo não te deixe na mão nos momentos em que você mais precise. Por isso, vamos te ajudar a cuidar bem deste sistema com algumas dicas simples que podem fazer a diferença e você vai andar tranquilo por aí!
Antes de qualquer coisa, é preciso conhecer um pouquinho deste sistema. Ele é o responsável por alimentar todos os componentes elétricos do veículo e composto por alternador, bateria e as fiações. Em consequência, hoje em dia, é impossível o carro funcionar sem essa energia.
As panes elétricas são as causas mais frequentes e acontecem quando menos esperamos. Além delas, alguns problemas que podem tirar o nosso sossego são:
Olha, neste caso você precisa ser bastante observador e também cuidadoso com os sinais que o seu carro te apresenta. É preciso ter atenção caso você note as seguintes situações:
Se aparecer qualquer coisa parecida com isso, não perca tempo! É hora de consultar o seu mecânico de confiança e a KR está pronta para te ajudar a identificar qual o problema. CLIQUE AQUI e entre em contato com a gente. Se preferir, ligue para (51)3593-8085
Não há como falar numa durabilidade única para todo o sistema elétrico do carro. Cada componente tem uma durabilidade própria que pode variar de acordo com o tempo de uso, o tipo de uso e a forma com que o dono do veículo conserva o mesmo. O que prevalece aqui é a importância da revisão periódica do veículo e a KR pode te ajudar nisso. Faça o seguinte: aproveite o momento é agende a sua REVISÃO com a gente, basta CLICAR AQUI.
1 – Antes de dar a partida, desligue e desconecte tudo o que estiver ligado ao seu carro. Ligar o veículo é algo que exige muito de todo o sistema e pode ocasionar danos em celulares, tablets e outros periféricos. Sem contar as luzes e lanternas. Tome o cuidado também de desligar o rádio e o sistema de ar condicionado.
2 – Não sobrecarregue o sistema elétrico. Tome cuidado no que for instalar no carro quando o assunto for acessórios (subwoofers, faróis de Xenon, por exemplo). Os carros saem de fábrica com a potência definida. Se houver a sobrecarga, até o desempenho do mesmo pode ficar prejudicado inclusive com a geração de curtos circuitos. Procure assistência especializada antes de qualquer tipo de mudança.
3 – Não molhe o sistema elétrico – Essa é uma dica importante. Cuidado ao lavar o seu carro. Não jogo água em cima do motor e seja muito cuidadoso também ao transitar por áreas alagadas em dias de chuva. O mais prudente seria aguarda a água baixar e assim evitar curtos-circuitos e problemas que poderão dar dor de cabeça e também no bolso.
4 – Troque as lâmpadas queimadas – Queimou? Substitua imediatamente! Lâmpadas queimadas sobrecarregam a parte elétrica do veículo e aumenta o consumo de energia prejudicando o funcionamento de outros equipamentos. Não deixe para depois e evite o surgimento de outros problemas com uma simples atitude.
5 – Não fique muito tempo com a ignição do carro ligada e com o motor desligado. A utilização de equipamentos como rádio, carregadores de celulares, faróis e luzes internas encurtam o tempo de vida da bateria.
6 – Se o carro não ligar em sete segundos, não insista. Aguarde 20 segundos para uma nova tentativa. Esse é o tempo de recarga da bateria. Se insistir demais pode causar até uma descarga.
A prevenção de falhas no sistema elétrico é de suma importância. Fazendo a revisão periódica corretamente, o risco de uma pane acontecer diminui consideravelmente. É preciso inspecionar as condições da bateria, verificar o nível de água, o nível de atenção do alterador e as condições dos fios. Um detalhe muito importante é a vida útil da bateria que é de aproximadamente 2 anos.
Devem ser feitas verificações de tensão no alternador e bateria, com auxílio de um voltímetro, além de verificação de validade da bateria, entre outros testes. E fique atento: a vida útil de uma bateria é de aproximadamente 2 anos.
A KR está pronta para te ajudar! Confiança, qualidade e respeito!
Conheça o nosso BLOG. Muita informação e conhecimento para você
Faça com a gente a revisão do seu veículo. CLIQUE AQUI para agendar. Se preferir, ligue para (51)3593-8085.
Ramos e Copini – Jorlan DF – Educação Automotiva – Foxlux – Cultura MIX – Oficina Online