A aquisição de um carro é a realização de um sonho para muita gente. Quando se compra o veículo, seja zero ou não, você ganha também um pacote de responsabilidades. Ter um carro é quase como ter um filho e a revisão periódica é vital para o bom funcionamento do seu “possante”.
Guardadas as devidas proporções, levar o automóvel para a revisão é a mesma coisa de levar uma criança ao médico. O seu amigo de quatro rodas não vai te deixar na mão. O risco de acidentes causados por falhas mecânicas vai diminuir, a desvalorização será evitada e a segurança de quem trafega aumentará.
Por isso, quem avisa amigo é, e o primeiro conselho a ser seguido é obedecer o recomendado pelas montadoras: fazer a revisão a cada seis meses ou quando o veículo atingir 10 mil quilômetros, o que vier primeiro.
Quando você sai com o automóvel de casa deve reparar o quanto as vias de tráfego estão deterioradas em nosso país. Ruas mal cuidadas, buracos por todo lado, asfalto de má qualidade, tudo isso contribui para o desgaste do seu carro.
O tempo de uso, as condições naturais e o mau uso são fatores determinantes para que aconteça a deterioração das peças. Esse desgaste só é tratado nas revisões periódicas.
A revisão pode ser feita na própria concessionária ou com aquele mecânico da sua confiança que acompanha o seu carro desde o dia em que você o adquiriu. Não importa quem faça, o segredo é que ela seja muito bem feita.
O proprietário precisa estar ciente de que não revisar ou deixar para fazer só quando o veículo apresentar algum defeito pode gerar gastos imprevistos e muita dor de cabeça.
Revisar é sinônimo de verificação da saúde do carro. Neste processo, o óleo e os filtros são trocados e acontecem várias inspeções no motor, correias, freios e equipamentos de segurança.
Quanto maior o rigor e o cuidado do proprietário com esta medida, maior será a vida útil do carro. Menores também serão os gastos com troca de peças e outros componentes. Não devemos esquecer que, quanto mais rodado o veículo, mais acessórios entram na lista de revisão: amortecedores, velas e cabos de vela, sistema de arrefecimento, dentre outros. Seu veículo agradece!
Fique atento! Longas viagens sempre exigem revisão completa no veículo. Jamais se arrisque nas estradas sem verificar as condições do seu carro. Isso evitará problemas em locais desertos e diminuirá o risco de acidentes. Deve-se lembrar que o fluxo de veículos pesados nas estradas brasileiras é muito grande e a qualidade das mesmas não é das melhores. Então, todo cuidado é pouco!
A resposta é sim! Se o veículo está parado a tempo superior a seis meses, a revisão tem que ser feita rapidamente. Colocá-lo nas ruas sem a devida manutenção é apostar muito alto e, na maioria das vezes, o tiro sai pela culatra. A inatividade também é um fator que contribui para o desgaste das peças e
Olho neles! Você sabia que a principal causa dos maiores acidentes de carros é o pneu careca? O mesmo cuidado que você precisa ter com a mecânica também deve ter com os pneus. Então revise sempre! Pneus deteriorados diminuem a aderência e facilitam a perda de controle do veículo. Por isso deve-se trocar imediatamente quando a superfície não apresentar mais ranhuras e sulcros. Fique atento também ao alinhamento. Ele evita o desgaste prematuro dos pneus e mantém a estabilidade do veículo.
Não é só na época da revisão que você deve cuidar do seu carro. Para que ele tenha uma saúde de ferro é preciso de alguns cuidados simples no dia a dia. Sempre que puder e, com o motor frio, cheque os níveis de água e do óleo. Não se esqueça da calibragem dos pneus e da revisão das luzes. Essa é fácil de ser feita: todas devem estar acesas e pronto!
Portanto, não se esqueça de revisar constantemente o automóvel. Você ganhará em todos os sentidos. Mais segurança, tranquilidade, desempenho e economia. Seu carro agradece!
Ficou alguma dúvida? Entre em contato conosco!
Deseja agendar a revisão do seu veículo com a gente? Não perca tempo! Clique aqui e preencha os dados!
Referências