Quando fazer o alinhamento e balanceamento do carro?

Quando falamos de alinhamento e balanceamento, você sabe exatamente qual a diferença entre os dois serviços? Hoje vamos ver a importância e como é feito o processo de cada um

 

Realizar as manutenções do carro é sempre muito importante. É normal o mecânico realizar o alinhamento e balanceamento nos pneus quando levamos o carro para a revisão periódica. Mas será que as pessoas sabem a importância de cada um deles? Claro que algumas delas, como a troca de óleo ou a calibragem de pneus, são mais conhecidas e não geram tantas dúvidas.

Ainda é comum no mercado a dúvida relativa à melhor forma de realizar estes serviços fundamentais para aumentar a vida útil de um pneu e dos componentes da suspensão. Para ajudar no processo, vamos dar duas explicações bem diretas para saber se o seu veículo precisa ser alinhado, balanceado ou os dois.

Ao dirigir, solte o volante por um breve momento. Se ele puxar para a direita ou para a esquerda, significa que ele precisa ser alinhado. Agora, se você notar que o volante está vibrando ou o carro está apresentando barulhos em determinadas velocidades, significa que as rodas precisam passar por um balanceamento.

Vamos agora nos aprofundar mais no assunto e tirar todas as suas dúvidas.

 

Alinhamento/Geometria

O alinhamento é um serviço importante e deve ser feito quando se sente dificuldades em conduzir o carro em linha reta e quando o veículo começa a puxar para um dos lados. O desgaste irregular dos pneus também é outro indício de que o veículo não está corretamente alinhado.

O termo alinhamento, na realidade, significa buscar o “Equilíbrio em Movimento” do veículo. Este procedimento é executado medindo e ajustando os ângulos que as rodas do veículo fazem em relação ao piso e às linhas de centro do veículo, equilibrando todas as forças que atuam no carro, tais como: gravidade, força centrífuga, força de viragem, etc, proporcionando maior eficiência de rolamento, desgaste uniforme dos pneus, melhor estabilidade e, consequentemente, mais segurança para o motorista e os passageiros.

 

Os três ângulos mais importantes são:

Cambagem – Consiste em um ajuste do ângulo de inclinação vertical da roda em relação ao solo. O principal indício de que é necessário fazer esse ajuste também é o desgaste irregular em um dos ombros dos pneus.

Caster – É o ângulo de inclinação do pino-rei ou do eixo de direção (linha imaginária que passa pelos pivôs superiores e inferiores da suspensão) em relação à vertical – fornece estabilidade auto-centrante e direcional;

Convergência ou Divergência – É a diferença de distâncias entre as partes dianteiras e traseiras dos pneus (vistos de cima). O seu ajuste promove uma melhoria no padrão de desgaste dos pneus, especialmente sob frenagem.

 

E além da segurança, manter o carro alinhado aumenta a vida útil deles, influencia diretamente na economia de combustível, pois as rodas ficarão muito mais tempo em atrito com o solo e, por último, previne o deslocamento do veículo com uma dirigibilidade firme e sem surpresas.

 

Balanceamento

O balanceamento geralmente vem acompanhado do alinhamento. Não se balanceia “pneus”, mas sim o conjunto pneu e roda.

Existem duas maneiras de balancear: o estático e o dinâmico. O balanceamento “estático” pode ser feito com o conjunto imóvel. Já o “dinâmico” requer que o mesmo esteja em rotação e ajuda a corrigir problemas que o estático não consegue. Estes sistemas medem as forças geradas pelo conjunto em rotação. Quando o equilíbrio dinâmico é conseguido, o estático é automático e não tem necessidade de realizá-lo em separado.

Ambas as formas de balancear evitam as trepidações no carro em velocidades acima de 60 km/h, deterioração do pneu, distúrbios de direção e comprometimento da capacidade de frenagem.

A recomendação é que o alinhamento e o balanceamento sejam feitos a cada dez mil quilômetros, mesmo que o condutor não sinta nenhum comportamento anormal no automóvel. Em contrapartida, deve-se verificar sempre que houver troca de pneus/rodas, vibração do volante ou veículo, for efetuado o rodízio de pneus, um pneu ou câmara de ar foi consertado devido a furo ou corte, houve choque forte contra obstáculo na pista ou em buraco causando empenamento do aro, perda de contrapeso de balanceamento do aro e/ou o pneu gastou excessivamente em pontos isolados.

O pneu é um bem durável e importante item de segurança. Se o problema não for solucionado em tempo, corre-se o risco de reduzir sua vida útil, acarretando em prejuízos financeiros e riscos para o condutor e demais passageiros.

 

E qual a diferença entre os dois?

Alinhamento é feito para ajustar os ângulos das rodas do carro, fazendo com que elas fiquem retas em relação ao solo e paralelas entre si. Agora, quando falamos de balanceamento, é a manutenção que faz com que as rodas girem sem vibrações. É muito importante fazer as duas manutenções, pois elas têm funções diferentes.

E vale lembrar também que sempre que for realizado o alinhamento e balanceamento, deve-se conferir e realizar, sempre que preciso, o rodizio dos pneus, para que todos tenham um desgaste igual. O rodízio consiste em trocar os pneus dianteiros pelos traseiros, mantendo-os no mesmo lado, sem inversão de lados.

 

 

Ficou claro a importância e diferença entre eles? Se ainda tiver dúvidas ou já precisar alinhar e balancear o seu carro, venha na Mecânica KR. Temos uma equipe super capacitada, pronta para te atender e deixar o seu carro perfeito.

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