Hora de trocar o óleo! Saiba por que o seu  carro agradece!

Mechanic pouring oil into car engine in repair garage

 

Chegou a hora da KR falar de mais um assunto de vital importância para o bom funcionamento do seu carro: a troca do óleo do motor. Comparado ao corpo humano, o óleo é como se fosse o sangue que circula pelas veias.

Sem a presença dele no interior dos automóveis, o desgaste das peças seria muito maior, a temperatura dificilmente se estabilizaria, o consumo de combustível seria grande e o motor travaria.

Logo de cara daremos a dica: nunca esqueça de verificar o nível do óleo lubrificante porém nunca faça essa ação em postos de combustíveis. Para carros novos, essa verificação deverá ser realizada mensalmente. Em veículos mais antigos, a checagem deve ser mais frequente, a cada 15 dias.

Como fazer?

Preciso levar o carro ao posto de gasolina para isso? A resposta é NÃO! Você pode fazer e é relativamente fácil ou então traga na Mecânica KR que verificamos para você.

A medição deve ser feita em local plano e com o motor frio. Puxe a vareta de medição que está do lado esquerdo do motor e coloque a ponta sobre uma toalha de papel branca.

Existem duas pequenas marcas. A que está localizada próximo a ponta da vareta é o nível mínimo. A outra é o máximo. O ideal é que o óleo esteja na metade da distância entre estas marcas. Se estiver abaixo é preciso completar. Acima é necessário realizar uma drenagem até a marca ideal.

Vale lembrar que, se a quilometragem do óleo estiver dentro do indicado, não há necessidade de trocá-lo. Basta apenas complementar o nível. O importante é que o óleo seja da mesma especificação. Essa complementação NÃO altera a data estipulada para a troca.

O melhor amigo do dono do carro

Sabe aquele manual que explica tudo sobre o funcionamento do carro? Aquele que, muitas vezes, fica escondido no porta luvas? Este é o cara! Ele deve estar sempre por perto e sendo consultado.

Nele estará, por exemplo, o tipo específico de óleo que é determinado para ser utilizado no seu veículo. Isso deve ser respeitado. Nunca se deve usar algo inferior ao pré-determinado. Em casos de emergência pode-se utilizar superior. Isso dará ao motor condições de ótimo funcionamento sem comprometer as peças.

Olha o mito!

Muita gente fala que quando o óleo está escuro é preciso trocá-lo. Verdade? NÃO. Quando o lubrificante do motor está escuro é sinal de que ele está trabalhando muito bem, limpando o motor e retirando os resíduos.

A mesma coisa acontece com a viscosidade. O óleo não deve ser verificado com o motor quente porque, neste caso, ele estará mais fino e isso não retrata a realidade. Então qual é a hora exata de substituí-lo?

Hora da troca!

O bom e velho manual está de volta ao nosso assunto. Nele, está estipulada quando deve acontecer a troca do óleo e isso varia de veículo para veículo. A expectativa é que deva acontecer entre 5 A 10 mil quilômetros ou a cada seis meses. No caso de uso extremo do carro, recomenda-se a troca em cinco mil quilômetros.   Aí está mais um motivo para ficar de olho nas orientações de fábrica e não fazer do manual um simples bibelô.

Não esqueça do filtro?

Se vamos trocar o óleo, também trocaremos o filtro! Os dois trabalham juntos. O filtro retém impurezas que o óleo retira das peças. Em consequência, acompanha o desgaste do óleo e daí surge a necessidade de substituição. Os dois limpos e novos garantem melhor desempenho das peças e evita desgaste prematuro.

Que tipo de óleo utilizar?

Existem três tipos de óleos lubrificantes para o motor. A principal diferença entre eles está na composição dos óleos básicos.

O primeiro tipo é o óleo mineral que é uma mistura de vários compostos e produzido a partir do refinamento do petróleo. Ele atende a maioria dos motores, porém precisa ser trocado com mais frequência.  Este tipo de óleo deve ser trocado a cada 5 mil quilômetros.

O óleo sintético é produzido artificialmente através de processos petroquímicos. Ele tem viscosidade independente da temperatura e também são mais resistentes a alterações químicas. Eles são mais caros, porém os mais indicados para os motores. Tem como pontos fortes a economia de combustível, a redução do desgaste das peças e aumentam a vida útil dos motores. Ele deve ser trocado entre 7.500km ou 10 mil km, conforme for o uso do veículo.

O terceiro tipo é o semissintético. Ele é uma mistura dos sintéticos e dos minerais. Por isso, ele tem performance superior ao mineral, mas não se equipara aos sintéticos e deve ser trocado a cada 7.500 quilômetros rodados, também conforme o uso do veículo.

Como escolher o óleo com a viscosidade do óleo ideal para o carro

Aqui não tem segredo: a melhor orientação possível é seguir o Manual do Proprietário do veículo. A questão é que cada carro fabricado no mundo é testado diversas vezes até que se encontre o óleo lubrificante com o melhor custo-benefício para o rendimento do respectivo motor. Logo, escolher o óleo recomendado é a melhor maneira de extrair todo o potencial do motor do carro.

Fique de olho!

Esteja sempre em dia com a manutenção do seu carro. A verificação do nível e as trocas do óleo e do filtro nas datas ou quilometragens estipuladas pela montadora são de suma importância para o bom funcionamento do seu companheiro de quatro rodas. Evita o desgaste prematuro das peças e prolonga a vida do motor. Sem contar na bela economia que se faz ao prevenir possíveis contratempos.

Precisando trocar o óleo do seu carro? Nós da KR estamos prontos para te ajudar. Aproveite e clique aqui para agendar a troca do óleo e a revisão do seu carro.

Referências:

Carro de Garagem – Sua Oficina Online – Total BR

 

 

Os comentários estão encerrados.