Ter um automóvel não significa apenas encher o tanque de gasolina, cuidar dos pneus, dar aquela lavada e sair por aí. Você sabia que existem equipamentos obrigatórios de segurança? Todos eles são registrados em lei! A falta ou mal funcionamento deles podem gerar dor de cabeça para você e também doer no bolso.
A resolução 14/98 do Contran é a responsável por regulamentar estes equipamentos para a frota de veículos em circulação no país. De acordo com essa resolução, “para circular em vias públicas, os veículos deverão estar dotados dos equipamentos obrigatórios relacionados, a serem constatados pela fiscalização e em condições de funcionamento. Transitar com um veículo sem possuir o equipamento obrigatório, com ele inoperante ou em desacordo é infração grave, com multa de R$ 195,23, acréscimo de cinco pontos na CNH e retenção do veículo para regularização”.
Uma multa não é agradável de se receber. Por isso, a Mecânica KR escolheu como tema estes itens obrigatórios para o seu veículo. Eles são muito importantes. Não se descuide.
Confira a seguir quais são os itens obrigatórios e se o seu carro está dentro das especificações necessárias. Caso precise revisar entre em contato com a KR. Faremos o melhor para você e o seu veículo.
Equipamentos obrigatórios externos
- Para-choques, dianteiro e traseiro – Neste caso, os para-choques são considerados itens fundamentais. A principal função deles é a diminuição dos danos caso aconteça uma colisão frontal ou traseira.
- Espelhos retrovisores traseiro e dianteiro – Os retrovisores são equipamentos que ampliam a visibilidade dos motoristas. O retrovisor central garante a visibilidade traseira quando o veículo está em movimento. Os laterais ajudam o motorista a enxergar fora de sua visão periférica.
- Limpador e lavador de para-brisa – Neste caso, deve-se manter as palhetas sempre em bom estado. Estes dois itens tem a função de limpar os vidros aumentando a visibilidade e a segurança do motorista e dos passageiros.
- Pneus com condições mínimas de segurança – Neste caso, a regra é clara: proibido andar com pneus carecas. Para garantir a segurança e evitar acidentes, os pneus devem estar com sulcos não inferiores a 1,6mm. Fora dessa especificação, a aderência ao asfalto fica comprometida.
- Dispositivo de sinalização ou de reflexão de emergência – Você se lembra do famoso triângulo de segurança? Ele deve ser sempre utilizado em caso de problema mecânico ou acidente. Este item é fundamental e obrigatório em qualquer tipo de veículo
- Roda sobressalente – Nunca se esqueça do estepe. Ele deve sempre estar em condições de uso no caso de algum problema com os pneus em utilização. Por isso, faça a calibragem e verifique sempre a pressão e as condições gerais de uso.
- Macaco compatível com o peso e a carga de cada modelo de veículo – Essa ferramenta é essencial para o motorista. Ela ergue o automóvel e o sustenta para que o pneu defeituoso seja substituído.
- Chave de roda – Também é utilizada na troca do pneu avariado. Ela é responsável pela remoção dos das porcas da roda do veículo.
- Chave de fenda ou outra ferramenta que remova calotas – O objetivo é a remoção da calota do pneu para que o mesmo seja trocado
Equipamentos obrigatórios internos
- Pala interna que proteja o condutor contra o sol – A função deste equipamento é evitar a incidência direta dos raios solares no condutor para que a condução não fique prejudicada.
- Velocímetro – O nome fala por si. O velocímetro deve estar em funcionamento perfeito para que o condutor controle e não exceda a velocidade máxima nas vias
- Buzina – Utilizada para fazer advertências em duas situações: quando houver risco à segurança ou indicar o propósito de ultrapassar veículos fora das áreas urbanas
- Freios de serviço e estacionamento com comandos independentes – Também conhecido como freio de mão. A função dele é impedir que o veículo se movimente quando estiver estacionado. Deve ser sempre revisado pois perde a eficiência durante o uso e ele é vital para que não aconteça acidentes.
- Extintor de incêndio – Deve-se sempre ficar de olho na validade do extintor, geralmente de cinco anos e não esquecer de retirar o plástico protetor caso compre um novo
- Cinto de segurança para todos os ocupantes do veículo – O cinto de segurança é peça vital para a segurança de todas as pessoas que estão dentro do veículo. Todos devem ter o seu, individualizado. Eles evitam consideravelmente o risco de morte em caso de colisão
- Dispositivo que controle o ruído do motor nos veículos com motor à combustão. – Esse equipamento diminui o ruído excessivo causado pelo carro e ajuda também na manutenção do sistema de escapamento dos veículos.
Lanternas e retrorrefletores
- Retrorrefletores traseiros na cor vermelha – Uso obrigatório nas lanternas e nos triângulos de sinalização. Ele tem o objetivo de alertar, identificar e direcionar uma situação que envolva o veículo em locais de baixa iluminação.
- Lanterna que ilumine a placa traseira, na cor branca – A função é identificar o veículo iluminando a placa do mesmo
- Faróis principais (dianteiros) que tenham a cor branca ou amarela – Os faróis principais (luz baixa e alta) devem estar em perfeitas condições. Esse é um item fundamental de segurança para que os usuários possam ver e serem vistos.
- Luzes de posição (dianteiras, também conhecidas como faroletes) na cor branca ou amarela – Indicam a presença e a largura do veículo. Devem ser utilizadas durante o dia em caso de chuva ou neblina e também no embarque e desembarque dos passageiros ou operações de carga ou descarga
- Lanternas traseiras de cor vermelha – Indicam a presença e a largura do veículo
- Lanternas de freio na cor vermelha – Indica para quem está atrás que o condutor do veículo está utilizando o freio
- Lanternas que indiquem a direção: nas dianteiras devem ter cor âmbar; já nas traseiras podem ser âmbar ou vermelhas; Servem para indicar que o veículo mudará de direção. Ela ajuda a prever ações e evitar freadas bruscas
- Lanterna de marcha à ré na cor branca – Extremamente útil para informar a outros motoristas e pedestres que o carro está se movendo para trás.
- Lanternas delimitadoras e lanternas laterais – São utilizadas para determinar o tamanho e largura do veículo.
Deu para perceber que a lista de equipamentos obrigatórias é longa. Você deve estar atento a todos. Nunca deixe de revisá-los para evitar problemas futuros. Não se esqueça das revisões preventivas. Aproveite a oportunidade, CLIQUE AQUI e agende a sua na KR.
Referências
Mestres do Trânsito – Portal do Trânsito – Itaro – Icetran