Chegou o início do ano e a história se repete. Não tem jeito! Material escolar das crianças, IPTU e o nosso IPVA. É o momento de pagar o imposto do carro. Você sabe o que é esse encargo? Como é estabelecido o valor que você terá que pagar? Para onde vai o dinheiro arrecadado?
A KR vai te ajudar a entender um pouquinho mais sobre isso e também tirar importantes dúvidas sobre o pagamento. Vem com a gente!
O que é o IPVA?
Muito prazer! O famoso IPVA é o Imposto sobre Propriedades de Veículos Automotores. Ele é pago anualmente por proprietários de qualquer tipo de veículos. O IPVA é um imposto estadual e a alíquota varia de Estado para Estado, de 1% a 6% de acordo com o valor do veículo.
Como é definido o valor que você paga?
O IPVA é determinado pela Secretaria da Fazenda dos Estados. Para se definir o valor é utilizado como base de cálculo o preço médio de mercado do veículo a partir do índice estipulado pela Fipe. No caso de veículos novos a referência será o preço inserido na nota fiscal.
No Rio Grande do Sul, as alíquotas do IPVA 2018 permanecem as mesmas do ano anterior: 3% para automóveis de passeio e camionetes, 2% para motocicletas e 1% para caminhões, ônibus, micro-ônibus, automóveis e camionetes para locação.
Alguém está isento?
De acordo com a Secretaria da Fazenda do Rio Grande do Sul, o Estado tem atualmente uma frota de 6,54 milhões de veículos. Desse total, 54% pagam o IPVA. O restante é isento. Então, quem não paga o imposto?
. Veículos Oficiais;
. Veículos do transporte público;
. Veículos adaptados para pessoas com deficiência;
. Veículos de entidades filantrópicas registrados;
Onde é investido o dinheiro arrecadado com o IPVA?
O valor arrecadado pelo IPVA não é usado exclusivamente para a conservação de ruas, estradas e sinalizações. Ele é dividido entre o Estado e a Prefeitura do Município em que foi gerado. Cabe ao governador e aos prefeitos definirem onde e qual será o investimento realizado com a verba. Os Estados e Municípios podem destinar o recurso para áreas como saúde, educação, segurança pública, entre outras.
Tem desconto?
Tem! Se você pagar à vista, no mês de vencimento da primeira parcela. Se a sua opção for por parcelar, isso pode ser feito em até três meses de acordo com o dígito final da placa do seu veículo.
O que acontece se eu não pagar?
Se você não pagar o IPVA em dia vai ter um prejuízo a mais. Além de perder descontos, receberá uma multa de 0,33% ao dia sobre o valor não pago, até o limite de 20%. Se passar de 60 dias, será acrescentado 5% , o nome será inscrito na dívida ativa e lançado nos Serviços de Proteção ao Crédito.
Para agravar ainda mais a situação, se for pego em blitz, os proprietários em situação irregular terão o carro apreendido, vão arcar com a multa, serviço de guincho e depósito no Detran.
Portanto, não atrase, não esqueça o pagamento e se programe!
Olha o Seguro!
Além do IPVA, o proprietário do Veículo tem mais um encargo neste início de ano. O Seguro de Danos Causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres, popularmente conhecido como Seguro DPVAT, também deve ser pago coincidindo com a primeira parcela ou cota única do IPVA.
Ele foi criado para garantir o pagamento de indenizações a vítimas de acidades de trânsito e destinado a danos corporais. A indenização é paga em casos de morte, invalidez total, invalidez parcial ou reembolso de despesas médicas.
Ufa, o Licenciamento!
Por fim, de posse do IPVA e do DPVAT pagos, o proprietário do veículo precisa pagar pelo Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo. Esse documento é obrigatório e anual. Sem ele o veículo não está autorizado a transitar pelas vias.
As datas de licenciamento variam conforme o último dígito da placa. O condutor que for flagrado sem esse documento, mesmo com o veículo licenciado poderá ser multado, ganhar três pontos na carteira e ter o veículo apreendido.
Portanto, fique atento! Não deixe nenhum valor relativo ao seu carro em atraso. A dor de cabeça pode ser maior do que você imagina!
Quer mais informações sobre o IPVA no Rio Grande do Sul? Clique Aqui – http://www.ipva.rs.gov.br/conteudo/1183/governo-do-estado-anuncia-o-ipva-2018
Conheça as dúvidas mais frequentes sobre os impostos! Clique Aqui – https://www.sefaz.rs.gov.br/Site/MontaDuvidas.aspx?al=l_ipva_duvidas
Acesse a página do Detran para conferir a situação do seu veículo – http://www.detran.rs.gov.br/
Se precisar de uma revisão, não se esqueça! A KR está aqui para te ajudar. CLIQUE AQUI e agende o horário!
Referências:
IPVA RS – SEFAZ RS – Carros na Web – Guia Auto – Portal da Educação – Portal do Trânsito – Bidu