Qual a diferença entre Alinhamento (Geometria) e Balanceamento? A KR te conta!

Car ride on road in sunny weather, motion blur

 

Alinhamento e balanceamento são procedimentos que muitas pessoas lembram apenas quando levam o veículo para a revisão. Eles são muito importantes para a vida útil do seu amigo de quatro rodas e também no que diz respeito à segurança de quem o utiliza.

Vale a pena a gente conversar um pouquinho sobre este assunto. A KR vai te ajudar a diferenciá-los, vai explicar quando são necessários e em que contribuem para aumentar a vida útil dos pneus e dos componentes da suspensão do veículo.

Alinhamento (Geometria)

Você tem dificuldades em conduzir o seu carro em linha reta? Este é um dos principais sintomas de que ele precisa ser alinhado. Os pneus se desgastam irregularmente? Fique atento! Este é outro sinal! Se você tem algum destes problemas chegou a hora de procurar o mecânico.

O alinhamento tem como principal objetivo fazer com que as rodas fiquem exatamente paralelas tanto uma com as outras quanto com o restante da estrutura do automóvel. É a busca pelo equilíbrio e é executado com medições e ajustes dos ângulos que as rodas fazem em relação ao piso e às linhas de centro do veículo.

O carro alinhado corretamente proporciona harmonia entre as forças que atuam sobre ele. Neste caso, podemos relacionar a gravidade, força centrífuga, força de viragem, dentre outras. Em consequência, ele terá menor desgaste dos pneus, mais segurança para os passageiros, maior eficiência no rolamento e mais estabilidade.

Recomenda-se fazer o alinhamento, preventivamente, a cada 10.000km. Ele também deve ser feito a cada troca de pneus, no caso de reparos e serviços mecânicos realizados na direção ou na suspensão do carro. Pequenos choques dos pneus, buracos na pista ou uma batida também ocasionam o desalinhamento.

Balanceamento

Uma dica importante: Balanceamento não é a mesma coisa que alinhamento. O Balanceamento é um processo realizado para equilibrar o conjunto de pneus e rodas do veículo. O principal objetivo é evitar o desgaste prematuro dos pneus e conservar em bom estado a suspensão e a direção do automóvel.

O motorista percebe de forma simples quando os pneus estão desbalanceados. Caso ele sinta trepidação no volante, ou até em todo o veículo, ao alcançar velocidade média de 60km/h, “tá” na hora de ligar a luz de alerta e levar o carro para a revisão.

O balanceamento deve ser feito sempre que houver troca ou conserto de pneus, quando existirem vibrações no volante ou substituição de peças como rolamento da roda ou componentes da suspensão. Preventivamente, assim como o alinhamento, ele deve ser feito a cada 10.000km rodados.

Existem dois tipos de balanceamento: o estático e o dinâmico. O estático acontece quando cada ponto da circunferência tem o mesmo peso de seu ponto oposto. No dinâmico, os pontos opostos de cada lado têm o mesmo peso. Para encontrar o ponto de equilíbrio deve-se usar contrapesos de chumbo nos pontos mais leves das rodas.

Não se esqueça: é muito importante que os quatro pneus sejam de tamanho único. Também é fundamental que, no mesmo eixo, eles sejam da mesma marca e modelo.

Fique atento!

Não se iluda! Até os carros novos precisam de balanceamento. A má qualidade e a falta de manutenção de nossas ruas, avenidas e estradas provocam uma série de buracos e desníveis e eles são mestres para desestabilizar os veículos.

Caso, ao passar em algum buraco, o carro sofra um grande impacto na roda é importante fazer o alinhamento (geometria) e o balanceamento, mesmo não tendo completado os 10 mil km para a revisão preventiva.

Falta de alinhamento e balanceamento gera a necessidade de comprar pneus mais rapidamente, prejudicam a suspensão e pode até aumentar o consumo de combustível. Sem contar no aumento de riscos para o motorista e os passageiros.

Eles são vitais para manter a qualidade na direção e conforto. Manutenção em dia significa um dia a dia tranquilo, economia e durabilidade dos componentes do carro.

O motorista precisa ter em mente que o carro também precisa de muitos cuidados e, tanto o alinhamento quanto o balanceamento, estão na lista do que deve ser sempre observado.

Agora que você entende um pouquinho mais sobre o assunto, que tal agendar a revisão do seu carro na KR? É fácil! Clique aqui e entre em contato com a gente. Teremos prazer em atendê-lo.

Referências

Bridgestone – Dinamicar Pneus – Michelin – Vincol – GF Pneus – Carros – IG  – Azul Seguros – Motor Clube – Giga Conteúdo

Os comentários estão encerrados.