Atualmente, o ar condicionado deixou de ser um item de luxo e se transformou em um de primeira necessidade para os veículos dos brasileiros. Seja por questões naturais como o calor ou aquela chuva forte que te impede de abrir as janelas ou por questão de segurança, o ar é um dos equipamentos mais acionados dentro de um automóvel.
Pensando nisso, a KR separou algumas dicas sobre o tema. Vamos falar sobre a manutenção, de maneiras de deixá-lo funcionando bem por mais tempo, dos sintomas que ele apresenta quando não está bem e muito mais. Confira as nossas dicas!
O sistema é composto pelo compressor, o condensador, o desumidificador, o tubo de orifício ou válvula de expansão, o evaporador, as mangueiras, o gás refrigerador e filtro de cabine ou filtro de ar condicionado.
O ar condicionado é um equipamento que precisa de alguns cuidados especiais por parte do dono do veículo para se manter em bom estado de funcionamento. Um deles, ao contrário de outros componentes, é o uso constante.
Se você não tem o hábito de utilizá-lo, deve ligá-lo pelo menos uma vez por semana. Caso contrário, a umidade se acumula nas tubulações o que gera fungos, bactérias e mofo. Além de um cheiro desagradável, pode ocasionar doenças respiratórias e muita dor de cabeça.
Outra dica importante é nunca desligar o carro com o ar condicionado funcionando. Esse tipo de ação causa uma parada brusca no sistema e pode afetar o compressor.
Se você deixar o carro no sol, não ligue o ar condicionado imediatamente. Abra os vidros e ande alguns metros com eles nesta posição. Dessa forma, a temperatura interna do veículo diminuirá e você terá um melhor uso do ar sem exigir demais do equipamento.
Você pode identificar com muita facilidade quando o ar condicionado do seu veículo não está funcionando corretamente. Isso acontece quando se sente um mal cheiro ao ligar o carro ou quando há barulho excessivo do sistema em funcionamento.
Para evitar esse tipo de coisa, o cuidado com a manutenção é imprescindível. A troca do filtro e a higienização completa do sistema deve ser realizada periodicamente.
Além disso, todas as vezes que o carro for encaminhado para a manutenção, você deve pedir uma revisão geral do sistema. É muito importante que seja verificado a existência de vazamentos ou se o compressor está funcionando corretamente.
O gás do ar condicionado pode “sumir” do sistema no decorrer dos anos. Isso prejudicará o funcionamento correto do ar condicionado. Por esse motivo, os fabricantes recomendam que o sistema seja recarregado com o gás e o lubrificante a cada dois anos.
Viu só? Deixe o ar condicionado do seu carro funcionando corretamente. Não se esqueça da revisão periódica. Aproveite e clique aqui para agendar com a KR!
Carro de Garagem – Connect Parts – Auto Esporte – AutoUm – K2