Não deixe o motor ferver! Cuide do Arrefecimento!

Você já ouviu falar do sistema de arrefecimento do seu carro? Ele é muito importante para que o automóvel tenha um ótimo desempenho e não te deixe na mão nos momentos mais inesperados. Sabe aquela famosa frase: “xi! O motor esquentou?”, ela passa diretamente por lá. Que tal entendermos um pouco mais sobre ele. Venha com a KR!

A função

O sistema de arrefecimento tem como principal atividade a manutenção da temperatura ideal para o funcionamento do seu carro.

A temperatura constante só trará benefícios para o motor do carro. Ele ganhará em durabilidade, economizará combustível e terá um ótimo desempenho tanto nas cidades quanto nas estradas.

Composição do sistema

O sistema é composto por radiador, mangueiras, bomba d’água, vaso de expansão, válvula termostática, selos e o líquido de arrefecimento que pode ser pronto para o uso ou concentrado, no qual deve ser feita a diluição na proporção correta (40 a 50% do volume).

Como funciona?

O líquido tem papel primordial no sistema de arrefecimento. Através das mangueiras, ele circula por toda a parte interna do motor até chegar no radiador. Lá, a mistura quente, transfere o calor para o ar.

Outro componente de grande importância é a válvula termostática. A função dela é controlar o fluxo da água dentro do motor. Ela é responsável por bloquear a água quando o motor esfriar e libera quando a temperatura aumenta. Por fim, a bomba d’água coloca o liquido em movimento pelo motor.

Manutenção do Sistema

As peças do sistema devem ser trocadas apenas quando estragarem. A exceção é o fluído. Ele deve ser substituído de acordo com as recomendações das montadoras. A troca deve ser feita em torno dos 30 mil km ou 1 ano de uso, podendo chegar a até 120 mil km ou 5 anos, de acordo com o tipo de aditivo. Deve-se ficar atento também para as mangueiras durante as revisões programadas para se certificar de que elas não estão ressecadas.

Problemas

Os principais problemas que podem aparecer no sistema são vazamento de água, superaquecimento, aumento do consumo de combustível, perda de rendimento do motor e em alguns casos gerar danos gravíssimos ao motor, sendo necessária a retífica do mesmo.

Cuidados

Para que o sistema de arrefecimento funcione perfeitamente e não comprometa o bom desempenho do seu carro, é preciso seguir alguns cuidados: utilize sempre o liquido certo e de boa qualidade; verifique o nível da substância uma vez por semana. Nunca abra o vaso de expansão com o carro ligado, sempre verifique com o motor frio pela manhã e em local plano

Para fazer a troca, verificação e conferência, procure nós da Mecânica KR que estaremos sempre prontos para te ajudar e esclarecer suas dúvidas. Clique aqui e aproveite para agendar a revisão do seu veículo com a gente.

Os comentários estão encerrados.