Que tal viajarmos no tempo? Vamos voltar para as décadas de 70 e 80 onde os carros não tinham direção hidráulica. Já pensou na dificuldade que os motoristas tinham para manobrar os automóveis? Saudades?
Creio que não! Então, o negócio é retornarmos para o nosso tempo e falar de algo que facilita a vida de qualquer motorista: a direção hidráulica! Há muito tempo este item deixou de ser considerado como luxuoso nos automóveis e, hoje, é considerado como de primeira necessidade em todos os tipos de carros.
A direção hidráulica é um sistema que tem por objetivo deixar a direção mais leve para o motorista no momento de executar as manobras. Ele é constituído por caixa de direção tipo pinhão, cremalheira, reservatório de óleo, bomba hidráulica e tubulações de baixa e alta pressão.
Não tem segredo. Para facilitar a vida do condutor, a direção hidráulica funciona graças ao óleo sob pressão. Quando o volante é girado, abre-se uma válvula que libera o fluído. Este circula pela tubulação até o pistão e aciona a barra de direção.
A desvantagem deste sistema em relação ao manual é o consumo. A direção hidráulica consome mais combustível e desperdiça mais potência de motor do que o manual.
Assim como todos os sistemas que compõe o automóvel, a manutenção da Direção Hidráulica deve ser periódica. Especialmente deve-se verificar o óleo e as correias.
É necessário completar o fluído sempre que necessário. O nível do óleo deve ser verificado com o veículo em terreno plano e com o moto frio.
Caso o fluído esteja baixo, a direção ficará pesada e fará barulho. É preciso observar também se não há vazamentos no reservatório, na caixa de direção ou na bomba. Na maioria dos carros, o reservatório da direção fica próximo ao motor.
A marca recomendada para a troca do lubrificante depende do modelo do automóvel. A média fica entre 35 mil e 50 mil quilômetros rodados ou um ano. Fluído vencido pode causar danos nas peças e aí o prejuízo é considerável.
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Referências
Jornal do Carro – O Mecânico – Vix – Carro de Garagem – Terra – Vrum