Revisão: Não esqueça dos freios!

Revisão dos freios

Revisão no automóvel é coisa séria. Muita gente foca apenas no desempenho do motor ou no estado dos pneus. No entanto, um item vital não pode ser deixado de lado: os freios. Cuidar desta parte do carro é prezar pela segurança, qualidade e conforto tanto para o proprietário quanto para todos aqueles que usufruem dele.

Você deve estar atento ao comportamento dos freios do seu carro. Não espere para fazer uma revisão se por acaso o sistema de frenagem apresentar algum tipo de desgaste. Sempre confira a luz de advertência do freio. Caso sinta  o pedal vibrando ou pulsando quando pressionado para baixo também é sinal de que alguma coisa não está bem.

Motivos do desgaste

Vários são os fatores que causam o desgaste no sistema de freios do automóvel. O uso constante, parar e iniciar demais o carro e até o estilo de condução do motorista determinam como será o desgaste.

A visita ao mecânico de confiança é primordial. O ideal é nunca deixar que o sistema de freio chegue ao estado de desgaste total. Caso contrário, o risco de acidentes será muito grande.

O que revisar?

Para garantir o bom funcionamento do sistema, o mecânico deverá vistoriar o nível de fluído, o servo de freio, o cilindro mestre, os canos, as mangueiras, o pedal de freio, a  alavanca do freio de mão, pastilhas, discos, lonas de freio e tambores. Deve-se seguir as recomendações dos fabricantes que estabelecem um check-up dos mais detalhados para evitar qualquer tipo de falha.

Fluído

O fluído nada mais é do que o óleo que circula pela tubulação. Ele transmite a pressão que aciona as lonas e pastilhas contra os tambores e discos. Deve ser verificado periodicamente e a  troca pode ser feita anualmente ou dependendo de seu estado e nível. Normalmente, quando o fluido está baixo, a luz no painel, que é a mesma indicativa do freio de mão acionado, fica acesa. Ela permanece ligada ou piscando quando o mesmo está destravado.

Pastilhas, discos lonas e tambores

As pastilhas, discos, lonas e tambores devem ser verificados periodicamente. Normalmente as pastilhas são trocadas entre 30 mil e 40 mil quilômetros e nem sempre há necessidade da troca dos discos nesta mesma quilometragem, mas é necessário verificar seu estado. Já as lonas e os tambores, por serem acionados com menos intensidade (70% do acionamento é no freio dianteiro e 30% no freio traseiro),  têm seu período de troca mais prolongado. Normalmente devem ser trocados entre 60 e 90 mil quilômetros.

Freio de mão

Este sistema também não pode ser esquecido. Ele trava as rodas traseiras do carro e funciona tanto nos discos ou nos tambores de freio. O principal ponto que deve ser observado em caso de regulagem é a alavanca. Se ela estiver alta é sinal de que ele está desregulado.

Cuidados com o sistema

Quer prolongar a vida útil do sistema de freios do seu carro? Tome alguns cuidados básicos. Sempre que puder evite frear de forma brusca. Procure pisar de forma progressiva para não sobrecarregar demais todo o sistema. Use freio motor. Dirija defensivamente e não adie as revisões programadas.

Não verificar os componentes do carro no tempo determinado pode acarretar em sérios prejuízos para o bolso do proprietário. Além disso, o sistema de segurança fica vulnerável e a probabilidade de acidentes aumenta consideravelmente. Você não vai permitir que isso aconteça, não é verdade?

Aproveite a oportunidade e agende a revisão do seu carro na Mecânica KR. É simples e fácil. Clique aqui e preencha os dados.

Referências:

Transal – Infomotor – Mecânica Industrial – 

Os comentários estão encerrados.